José Sócrates pede demissão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

José Sócrates pede demissão

Mensagem por QQG em Qui 24 Mar 2011 - 0:06

“Hoje os partidos retiraram todas as condições ao Governo para continuar a governar. Fizeram-no sem apresentar alternativa, sem abrir espaço para o diálogo político de forma consciente”, afirmou José Sócrates, para assim justificar o pedido de demissão apresentado a Cavaco Silva.

A Presidência da República confirma o pedido e avança que Cavaco Silva promoverá, sexta-feira, “audiências com os partidos representados na Assembleia da República”.

O primeiro-ministro demissionário avançou que o chumbo vai implicar o pedido de ajuda externa por Portugal, a exemplo da Irlanda, porque o país não consegue resolver os seus problemas. José Sócrates sublinhou que os mecanismos de ajuda externa implicam “medidas muito mais duras” do que as preconizadas na quarta versão do PEC.

O primeiro-ministro lamentou ainda que os partidos da oposição não tenham apresentado alternativas às medidas consignadas e notou que as medidas contavam com a aprovação das instituições europeias.

“Esta crise acontece no pior dos momentos para Portugal”, destaca José Sócrates, que disse pretender cumprir “o seu dever dentro das competências que são próprias de um Governo de gestão, com a consciência da gravidade da situação com que o país acaba de ser atirado".

O Chefe do Governo, sem referir diretamente o presidente do PSD, atribui responsabilidades pela crise política àqueles que a criaram por causa da “sofreguidão pelo poder, a impaciência pelo poder”. “Esta atitude de obstrução às funções do Governo não é nova e não é de agora”, é desde que o Governo entrou em funções, sublinha.

“O que se passou hoje na Assembleia da República não tem a ver comigo, nem com o Governo, tem a ver com o país (…) hoje acrescentou-se uma crise política à crise económica”, acrescenta José Sócrates, apontando que a demissão do Governo terá “consequências gravíssimas” junto dos mercados financeiros.

in noticias.rtp.pt

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 24 Mar 2011 - 0:18

Eu espero que o povo perceba a jogada de José Sócrates, que não vá em cantigas e que nas urnas vote na mudança!

Esse homem e o PS merecem uma resposta à altura da sua gestão danosa do país!

Podem dizer que os próximos não farão melhor...

E nas próximas eleições terão resposta à altura...

Se o povo não pode fazer mais, pelo menos que humilhe os mesmos à vez nas urnas, e faça rodar o poder, sempre se reduz alguns efeitos.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 33
Localização : Ovar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por jpg em Qui 24 Mar 2011 - 1:06

Bye Bye, Sócrates!!

jpg
Membro

Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 23
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Matorazzi em Qui 24 Mar 2011 - 2:10

O PSD não vai ser o salvador da pátria e, se ganhar vai ter de seguir algumas medidas do PS. É inevitável

Matorazzi
Membro

Mensagens : 1674
Data de inscrição : 08/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Love em Qui 24 Mar 2011 - 12:59

PSD deixa em aberto hipótese de aumentar o IVA

Passos Coelho não irá congelar as pensões mais baixas, mas pensa em aumentar as taxas do IVA.
.O PSD admite subir a taxa do IVA para 24% ou 25%. Esta manhã, o secretário-geral do partido afirmou: "Está tudo em aberto".

Questionado sobre medidas de combate à actual situação económica e financeira do país, e no dia em que o jornal Correio da Manhã fala numa subida do IVA para 24 ou 25%, Miguel Relvas não afastou essa possibilidade.

Em declarações à TSF, Miguel Relvas diz que "o líder do PSD já admitiu que a construção de um projecto de esperança significa também sacrifícios que têm de ser melhor distribuídos e é essa a perspectiva que está em cima da mesa".

Diz o responsável que "têm de ser criadas condições para que os sacrifícios que sejam pedidos não sejam feitos de forma injusta. Por isso, queremos ir a sectores da sociedade com maior peso e capacidade", sublinha.

Passos "sobe IVA para não cortar pensões"

Caso vença as eleições antecipadas e seja nomeado primeiro-ministro, depois de José Sócrates ontem ter pedido a demissão do cargo, Pedro Passos Coelho não irá congelar as pensões mais baixas, mas em contrapartida pensa em aumentar as taxas do IVA.

Segundo a edição impressa do Correio da Manhã, as verbas do não congelamento de pensões serão compensadas com o aumento do IVA para "24 ou 25%".

O líder do PSD terá, ainda, em mente uma redução do número de ministérios para 10 ou 11 no máximo. Os ministérios da Justiça e Administração Interna deverão sofrer uma fusão, o que, segundo Passos Coelho em declarações ao mesmo jornal, "faz todo o sentido" até por questões operacionais.

Também o número de assessores e adjuntos será reduzido e os prazos para a marcação de eleições antecipadas serão encurtados.


Love
Membro

Mensagens : 3092
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 24 Mar 2011 - 13:56

Aumentar o IVA máximo seria um erro demasiado primário para ser cometido!

Agora a imprensa vem com tudo e mais alguma coisa... eu vou esperar pelos programas de governo!

Mas acho que poderia fazer todo o sentido acabar com o IVA de 13%. Sobretudo se pudesse significar uma descida no IVA máximo, ficando do tipo:
6 a 8%
20%

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 33
Localização : Ovar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Afonso em Qui 24 Mar 2011 - 15:46

O IVA não pode descer, isso é de loucos. Portugal está a pagar por um estilo de vida que não pode ter, logo é, de certa forma, justo e legítimo que se pague mais por isso.

Afonso
Administrador

Mensagens : 227
Data de inscrição : 06/01/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Vince em Qui 24 Mar 2011 - 16:10

Essa do subir o iva para não cortar pensões é meio absurda... porque basta pensar que se sobem o iva em 2 ou 3 % quem tem pensões também consome e por isso o custo de vida aumenta para eles também, não cortam as reformas mas também não as aumentam... mas se tens de gastar mais porque tudo aumenta de preçoa não é quase o mesmo que cortar no que ganhas?

São medidas populistas que o PSD não sabe se pode ou não aplicar e não passam de manobras de campanha politica... deviam ter mais cuidado com o que dizem.

A unica coisa boa nisto é que é possível mudar as caras e portanto aumentar a confiança seja dos mercados, seja do povo, que já ninguém a tem no Sócrates e na sua escumalha... de resto as politicas serão as mesmas. Não há volta a dar e ainda levaremos muito tempo a sair daqui... e o FMI tem de vir seja lá como for, a divida já há muito que se tornou inviável.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por miguelalex23 em Qui 24 Mar 2011 - 19:19

Não concordo com mais um aumento do IVA, porque é das medidas mais injustas que se pode tomar porque afecta de igual modo toda a gente, independentemente dos rendimentos.
Cortem antes em despesas desnessárias em institutos e governos civis que boa parte só serve para tachos, e cobrem impostos decentes aos bancos, que tiveram mais lucros e pagaram menos impostos.

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 24 Mar 2011 - 20:40

Eu disse desce-se o IVA máximo para 20%, mas sobe-se o IVA intermédio de 13 para 20%, acabando-se com este escalão e admitindo ainda uma subida de 1 ou 2 pontos percentuais no IVA mínimo!

É preferivel esta medida, do que subir o IVA máximo para 25% por exemplo.

Pois, o IVA máximo é o que traduz a competitivade económica de portugal nesta componente!

Pensar que um produto pode ter 1/4 do seu valor devido a um imposto de consumo é absurdo, e então se olharmos para a Espanha torna-se uma diferença abissal e só incentivará a que a zona de influência espanhola sobre o país aumente mais, e sobretudo a compra de produtos não faturados!

Eu falo por mim... Na minha loja um dos principais produtos são as gomas, cá pagamos 23% de IVA em Espanha pagam 7%, acham que compensa primeiro comprar cá, ou comprar lá e pedir fatura' nós pedimos, mas digo que se o iva voltar a subir vamos pensar duas vezes em faz~e-lo, pois será quase menos 20% no custo e isso é significativo.

E por isso, começa a ser prática ir comprar a Espanha, porque a diferença de IVA pode em alguns casos ser a margem de lucro de uma venda!


E sim, a conversa de subir o IVA para não cortar remunerações é disparatada!

O IVA por um lado é cego, mas por outro permite que todos contribuam, enquanto em IRS e afins existe grande possibilidade de fuga.


Para concluir, uma medida sensata do lado da receita, é acabar com o IVA intermédio, descer o IVA máximo para tornar competitiva a economia e incentivar as pessoas a faturarem as compras e vendas, e subir um ou dois pontos o IVA mínimo, já que o seu efeito no preço destes produtos é reduzido!

Depois, é preciso tomar uma série de medidas do lado da despesa!

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 33
Localização : Ovar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Nick Name em Qui 24 Mar 2011 - 20:44

Afonso escreveu:O IVA não pode descer, isso é de loucos. Portugal está a pagar por um estilo de vida que não pode ter, logo é, de certa forma, justo e legítimo que se pague mais por isso.
Que estilo de vida Afonso? O pão, o leite e as conservas agora são um luxo? Quem for para o poder tem de levar uma coisa em mente: a população portuguesa neste momento não acredita na classe política. E o esforço será, além de tirar o país da banca rota, fazer com que a população volte a acreditar. E há medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente nas frotas, nos tachos, nas amizades...

O "fantasma do FMI" não é tão pau para o povo... é mau é para a classe política!

PS: Este Paulo é parvo, só pode!

_________________
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 25
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Paulo Andrade em Qui 24 Mar 2011 - 20:58

Sou mais parvo do que tu? Ilucida-me!

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 33
Localização : Ovar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Eu João em Qui 24 Mar 2011 - 23:03

Subir o iva é péssimo pois só vai deprimir ainda mais a economia.

No entanto, entre subir o iva ou cortar nas pensões, reformas e ordenados...se calhar o Iva é igual para todos pois todos o vão pagar.

E já agora, caso o FMI venha podem ter a certeza que sobe o iva, sobe os impostos e sobe o corte nos ordenados e pensões tudo junto e por bastantes anos...


Eu não entendo é porque ninguem diz que na realidade nós e a maior parte da Europa, NUNCA vai conseguir pagar aquilo que deve! A dívida Pública será sempre a subir...pois praticamente desde o 25 de Abril que o país nunca deu lucros...teve sempre défice e consequentemente aumento da dívida.

_________________

Leia a entrevista, aqui!

VISITE O SITE DO FANTASTIC, AQUI!
avatar
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Afonso em Ter 29 Mar 2011 - 11:10

Cláudio! escreveu:
Afonso escreveu:O IVA não pode descer, isso é de loucos. Portugal está a pagar por um estilo de vida que não pode ter, logo é, de certa forma, justo e legítimo que se pague mais por isso.
Que estilo de vida Afonso? O pão, o leite e as conservas agora são um luxo? Quem for para o poder tem de levar uma coisa em mente: a população portuguesa neste momento não acredita na classe política. E o esforço será, além de tirar o país da banca rota, fazer com que a população volte a acreditar. E há medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente nas frotas, nos tachos, nas amizades...

O "fantasma do FMI" não é tão pau para o povo... é mau é para a classe política!

PS: Este Paulo é parvo, só pode!

Hoje toda a gente tem televisão, duas ou três por casa se for preciso, hoje todos os miúdos têm telemóvel, hoje quase toda a gente vai viajar para o estrangeiro, pedindo empréstimos geralmente para o poder fazer, hoje em dia toda a gente que casa geralmente compra casa nova (com empréstimo). Vamos também falar dos centros comerciais, dos auto-estradas (uma delas sai na minha... aldeia. É prático para 50 pessoas, que bom!), dos projectos dispendiosos, etc etc etc. Hoje em dia as famílias portuguesas têm um estilo de vida que não podem pagar. Não é a única razão da crise. A crise lá fora afecta de igual modo o país, e a gestão danosa do Sócrates também fez merda. Mas pensar que se pode sair disto sem aumentar impostos é de loucos. Além disso é preferível aumentar os impostos sobre os gastos do que sobre os rendimentos.

Afonso
Administrador

Mensagens : 227
Data de inscrição : 06/01/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Nick Name em Ter 29 Mar 2011 - 12:53

Sim, e? Fala daquilo que sabes e não generalizes. Há famílias que não têm televisão e telemóvel porque não têm dinheiro. E olha Afonso, quem ganham o salário mínimo não viaja porque não poupa, nem tem empréstimos de 600€ para comprar um frigorífico. Quem ganha o salário mínimo o rendimento vai todo para o dia-a-dia... Portanto aumentar o IVA vai prejudicar o dia-a-dia, certo? Agora quem tem bom ordenado ou tem fortuna o quê que o IVA vai fazer? Nada. A quem é pobre e quer amealhar isso sim.

_________________
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 25
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Sócrates pede demissão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum