Tempestade de Estrelas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tempestade de Estrelas

Mensagem por jpg em Sab 8 Out 2011 - 13:56

tvi24.iol.pt escreveu:Investigadores de todo o mundo concentram-se no sábado, em numerosos lugares europeus, para observar o que muitos consideram ser «a tempestade de estrelas perfeita». O fenómeno será seguido por uma câmara de alta definição instalada num globo sonda estratosférico lançado pela Universidade Complutense de Madrid, noticia a agência EFE.

A chuva de estrelas conhecida como «tempestade das dracónidas» produz-se no sábado entre as 18:00 e as 24:00 (hora peninsular) e, se as condições meteorológicas permitirem uma boa observação da espetacularidade do fenómeno, poderá traduzir-se em mais de quinhentas estrelas cadentes à hora.

Porém, duas circunstâncias amainarão essa contemplação: a primeira é que o Outono parece que vai finalmente entrar na península e a agência estatal espanhola de meteorologia prevê para sábado um céu repleto de nuvens em toda a Espanha e nos dois arquipélagos. A segunda é que a lua está em fase crescente e o céu muito luminoso até quarta-feira.

Visível ou não, a atividade da «tempestade» de sábado será até sete vezes maior do que a das populares «perseidas» ou «lágrimas de S. Lourenço», que cada a ano se produzem a 11 de Agosto.

Será a chuva de estrelas cadentes mais intensa desde 2002 e não voltará a repetir-se tão intensamente nos próximos 10 anos.

jpg
Membro

Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 23
Localização : Torres Vedras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum