Quem Fala Assim - Concurso de discuros apresentado por Teresa Tavares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem Fala Assim - Concurso de discuros apresentado por Teresa Tavares

Mensagem por Jnpc em Qua 16 Maio 2012 - 22:53

DN escreveu:Novo concurso da RTP2 leva estudantes até ao parlamento

Concurso de discursos coloca duas equipas, de dois alunos do 10.º ano, de escolas públicas e privadas, a discutir na Sala do Senado, pontos da Constituição da República Portuguesa.

"A escola não pode pactuar com uma linguagem que não é socialmente aceite. A restrição do calão e da gíria dos trabalhos de casa é essencial para a preservação da língua portuguesa". O discurso argumentativo de Diogo Ferreira, aluno do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colasso, de Linda-a-Velha, ecoou esta tarde, terça-feira, na Sala do Senado, na Assembleia da República, em Lisboa, onde decorreu a gravação daquele que será o primeiro episódio do concurso de discursos da RTP2, "Quem Fala Assim".

Produzido em parceria pela RTP2, a Assembleia da República e a ARTV, o formato, que deverá estrear ainda este ano no canal, coloca, em pleno parlamento, duas equipas, constituídas por dois alunos do 10.º ano, a discutir artigos da constituição da república portuguesa.

"Cada aluno apresenta a sua tese durante cinco minutos, tem, num momento seguinte, três minutos para rebater a tese do adversário. São escolhidos 12 artigos e que vão permitir olhar para o que é a vida dos adolescentes, família, escola. Por exemplo, vai ser discutido se os pais podem prescindir do direito de educar os filhos ou se os alunos tem o direito de não querer aprender", esclareceu Teresa Paixão responsável pela autoria do concurso televisivo.

Já Jorge Wemans, diretor de programas de RTP2, justificou ao DN.pt a aposta no formato. "A TV tem que ajudar a recuperar o ouvido", atirou o responsável referindo-se à capacidade de argumentação e discussão de ideias que é promovido durante o concurso.

Também Paula Moura Pinheiro, responsável pelos conteúdos infantis e juvenis do canal, elogiou a mais nova aposta televisiva. "Aqui temos meninos de 15 anos a tratar a Constituição por tu. Subir à tribuna vai ajudar a que estes jovens fiquem mais musculados na sua capacidade do dizer. Há um défice de voz no espaço público, é preciso ensinar a expor ideias, a debater...tudo isto são valores desenvolvidos neste programa.", sustentou a apresentadora de Câmara Clara.

As gravações de "Quem Fala Assim", que será exibido também no canal ARTV e é apresentado pela atriz Teresa Tavares, decorrem até dia 22.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem Fala Assim - Concurso de discuros apresentado por Teresa Tavares

Mensagem por Jnpc em Sex 21 Set 2012 - 21:31

Atv escreveu:Alunos do 10º ano defendem constituição na RTP2

«Quem fala Assim» é um concurso, com 13 edições de 25 minutos, produzido em parceria pela RTP2, a Assembleia da República e a ARTV, onde equipas formadas por 2 alunos do 10º ano da escolaridade, vão defender, em versão de prós e contras, um ponto de um artigo da Constituição Portuguesa.

Neste concurso as equipas de alunos vão defender temas como: a Liberdade de Expressão e Informação (art.º 37), a Família, casamento e filiação (art.º36), a Liberdade de aprender e ensinar (art.º43), o Direito ao trabalho (art.º58), Associações e partidos políticos (art.º 51), a Infância (art.º 69), as Tarefas fundamentais do Estado (art.º 9), Direito de sufrágio (art.º 49), Outros direitos pessoais (art.º26), Direito de resistência (art.º 21), Participação na vida pública (art.º 48), os Estatutos dos titulares de cargos políticos (art.º 117) e no último programa o debate será sobre a felicidade.


A avaliação dos alunos é efetuada por um júri permanente, constituído por: Narana Coissoró (ex-deputado e professor universitário), Maria João Guardão (jornalista) e Joana Poiares (jurista). Em todos os programas há um convidado especial que integra o júri, como: Isabel do Carmo, Jean Paul Bucchieri, Rui Baeta, António Pedro Vasconcelos, António Cunha Vaz, Filipa Reis, Maria Elisa, David Ferreira, Ana Mesquita, Luis Osório, Filipa Teotónio Pereira, Isabel Medina e Helena Marujo.

As duas equipas que obtiverem mais pontuação defrontar-se-ão de novo para uma proposta de acrescentar um ponto à constituição.

Os pontos de debate foram escolhidos entre os responsáveis da RTP e pelo constitucionalista João Nuno Amaral da Assembleia da República. Os alunos tiveram, na sua escola, um treino para os ajudarem a falar em público, trabalho com o acompanhamento de Daniel Gorjão.

As gravações decorreram na Sala do Senado, na Assembleia da República, entre os dias 14 e 22 de maio deste ano e tem Teresa Tavares na apresentação do formato da autoria de Teresa Paixão, produzido por Maria João Saint – Maurice e realizado por Filipe Vasconcelos.

A estreia acontece já no próximo domingo, às 19h00, na RTP2.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum