Investimento publicitário

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Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Seg 24 Dez 2012 - 20:39

CM escreveu:Investimento cai 7,5%

O investimento publicitário em Portugal caiu 7,5% nos primeiros onze meses do ano, revela a Mediamonitor, que analisa os dados a preços de tabela.


A televisão, que recebe 74,8% do total, viu o investimento diminuir 8,1%. Destaque para a TVI, que recebe 37,5% do investimento feito em Portugal, sendo seguida pela SIC (19,4%) e pela RTP, com 11,7%.

Entre Janeiro e Novembro, a imprensa recebeu menos 9,2%, tendo agora uma quota de 13,2%. Já a publicidade exterior perdeu 6%, ficando com 6,3% do bolo publicitário. Em sentido contrário está o meio rádio, que arrecadou mais 5,9%, o que lhe dá 5% de quota. Em queda está o cinema, que recebeu menos 6,4%. A MediaMonitor não mede o investimento em internet.


Última edição por Jnpc em Qui 14 Mar 2013 - 20:14, editado 1 vez(es)

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Nick Name em Seg 24 Dez 2012 - 20:51

Estranho a diferença grande entre a SIC e a TVI.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Seg 24 Dez 2012 - 20:58

Inclui o ano todo até Novembro.

Gostava de saber do último trimestre... em que a SIC, para além de liderar os horários mais importantes, liderou entre quem interessa com ainda mais expressão.

Como é que se explica que os anunciantes, a confirmar-se essa situação, invistam mais na TVI!?
Burrice? Ou o painel anunciante português anda pela hora da morte e está focado na classe D e donas de casa? Suspect

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Paulo Andrade em Ter 25 Dez 2012 - 14:27

Esses valores não correspondem à realidade visto não contabilizarem os descontos.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Dom 30 Dez 2012 - 18:09

CM escreveu:Um milhão para as doze badaladas

Pelo vigésimo ano consecutivo, a Unicer vai apostar forte na Passagem de Ano. A dona da Super Bock investiu um milhão de euros numa campanha que culminará na última noite do ano com a tradicional contagem decrescente nas antenas da RTP e da SIC. Na TVI, será o relógio de uma outra marca, que a estação não divulgou, a fazer a despedida de 2012.


Quanto ao último e primeiro anúncios do ano, ficarão a cargo do banco Santander na SIC. A RTP e a TVI não divulgaram ao CM os anunciantes nem o valor recebido por estas campanhas.

O principal objectivo da Super Bock é continuar associada àquela data, como acontece desde 1993. "Queremos valorizar a marca e continuar a estar presentes num momento importante para os portugueses como é o Fim de Ano", afirma ao CM Ricardo Silva, gestor da marca. "Esta presença contínua da Super Bock na chegada de um novo ano traz notoriedade e visibilidade para a marca", diz ao CM João Esteves. O director de marketing de cervejas da Unicer explica que a campanha se concretizará numa sequência de dez filmes que "apresenta um frigorífico que, à medida que se aproxima a noite de Fim de Ano, vai sendo carregado de garrafas de cerveja". Na noite de Ano Novo, "o frigorífico é esvaziado por um grupo de amigos que fazem a contagem decrescente e brindam a 2013".

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Ter 12 Mar 2013 - 4:05

CM escreveu:SIC ganha quota mas TVI é líder

A SIC conseguiu ganhar quota no mercado publicitário em 2012: "Um aumento de 4,9 pontos percentuais", revela ao CM Pedro Norton, presidente executivo do canal de Carnaxide, que detém agora "40,7% do mercado publicitário" entre os canais generalistas, contra os 35,8% de 2011.

Ainda assim, a TVI continua a ser a líder, assumindo "uma estabilidade do market share perto dos 50%", diz ao CM fonte oficial do canal da Media Capital, empresa liderada por Rosa Cullell.

Pedro Norton refere ainda que apesar da brutal queda no investimento publicitário (20 por cento) em termos gerais, o canal de Carnaxide conseguiu "crescer por duas razões: a liderança da SIC no acesso ao prime-time (com ‘Fina Estampa’), no prime-time (‘Jornal da Noite’, a líder de audiências ‘Dancin’ Days’, ‘Gabriela’ e ‘Avenida Brasil’) e no late-night".

Tendo em conta esta subida, este responsável mostra -se otimista para 2013, pois a tendência tem-se mantido nos primeiros meses do ano.

"A SIC tem consolidado a sua liderança no horário nobre nos dias úteis, que é onde os anunciantes concentram o maior bolo dos seus investimentos. Temos os programas com maior audiência – ‘Dancin’ Days’, ‘Jornal da Noite’ e ‘Avenida Brasil’ – que continuam a liderar", sublinha.

Pedro Norton refere ainda que a SIC tem tido "uma excelente performance junto dos targets comerciais".

A Media Capital, dona da TVI, refere, no relatório anual, que os proveitos de publicidade nos seus canais caíram 22%.

O canal de Queluz de Baixo recebeu 94,5 milhões de euros em publicidade em 2012, menos 27 milhões do que no ano anterior.

Quanto à rádio, registou uma subida de mais dois por cento de variação no total anual e um crescimento de 23 por cento no último trimestre de 2012.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Seg 25 Mar 2013 - 19:20

CM escreveu:Internet recebe mais que a rádio

A internet é responsável por 7,2 por cento do total do investimento publicitário em Portugal, o que significa que, em janeiro e fevereiro, o on-line recebeu mais dinheiro do que a publicidade exterior, a rádio e o cinema. A publicidade na web apenas é batida pela televisão e pela imprensa.

Pela primeira vez, o estudo de investimento publicitário (a preços de tabela) da MediaMonitor, do grupo Marktest, avançou com os dados da internet, pelo que não é possível perceber se o meio está a ganhar mercado este ano.

Nos dois primeiros meses do ano, a televisão recebeu 69,8% do total do investimento feito em Portugal, dominando o mercado, apesar de uma diminuição de 12,2% em relação aos mesmos meses do ano passado.

Aqui, o destaque continua a ser a TVI, que arrecada a maior fatia do bolo publicitário (37,7%), batendo a SIC (16,3%) e o grupo RTP (9,5%).

No segundo lugar deste ‘campeonato’, surge a imprensa, que entre janeiro e fevereiro recebeu menos 5,7% de investimento. O papel tem 11,7% do mercado publicitário nacional. Em queda, esteve também a publicidade exterior, que perdeu 6,7%, tendo agora uma quota de mercado de 6,1%.

Em contraciclo, continua o meio rádio, com um crescimento de 1,9 por cento, ficando com 4,8 por cento do total do investimento publicitário.

Os anúncios em cinema representam 0,4% do total, tendo este meio perdido 7,3% nos primeiros dois meses do ano.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Seg 1 Abr 2013 - 14:58

CM escreveu:TVI e SIC perdem 36,5 milhões

O mercado publicitário português continua em quebra e, em 2012, o universo de canais da TVI e da SIC perdeu 36,5 milhões de euros em receitas, quando comparado com o ano anterior.

Na Impresa, a quebra publicitária na área televisiva atingiu os 9,5 milhões de euros, uma diminuição de 9,8%. Já na TVI, os vários canais de Queluz perderam 26,9 milhões, ou seja, um recuo de 22%.

Contas feitas, a perda de publicidade no universo TVI e SIC atingiu os 36,5 milhões de euros.

Apesar de os canais de Francisco Pinto Balsemão terem resistido melhor à quebra do mercado publicitário, em termos globais, a Media Capital, dona da TVI, teve melhores resultados, com um lucro de 11,9 milhões. Já a Impresa, que detém a SIC, teve um prejuízo de 4,89 milhões, um resultado afetado, entre outros, pelos custos de reestruturação de 4,9 milhões verificados em 2012.

No final de dezembro, a dona da SIC tinha uma dívida líquida de 204,1 milhões, uma melhoria de 8,9 milhões face ao mesmo período de 2011. Já a dívida da Media Capital era de 102,6 milhões, uma melhoria superior a 3,3 milhões de euros

A RTP ainda não revelou as contas de 2012, mas o CM sabe que o grupo público obteve 48 milhões de euros de receitas comerciais, um recuo de 12,3 milhões face ao ano anterior. A quebra deverá ser quase em exclusivo da publicidade, cujos proveitos no ano transato terão caído para menos de 28 milhões de euros.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Sab 17 Ago 2013 - 16:42

CM escreveu:SIC ganha à TVI na publicidade

Canais Impresa ultrapassam Media Capital pela primeira vez em oito anos.

Pela primeira vez nos últimos oito anos, as receitas publicitárias dos canais da SIC superaram as das estações da TVI. No primeiro semestre do ano, os canais SIC receberam 42,1 milhões de euros, enquanto os da Media Capital ficaram-se pelos 40,5 milhões.

"É resultado do nosso empenhamento" diz ao CM Luís Marques. O administrador da Impresa aponta a vitória como um passo "na reestruturação da empresa", justificada pelo "crescimento das audiências da SIC no horário nobre" e "nos principais targets comerciais".

Fonte oficial da Media Capital destaca que "os relatórios refletem o agregado dos canais [em sinal aberto e cabo] mas, no caso da TV em sinal aberto, a TVI lidera o investimento". Ao que o CM apurou, a TVI soma um share de investimento de 47%, enquanto a SIC se fica pelos 44%.

Ainda assim, os dois grupos registaram perdas. Em plena crise do mercado publicitário, a SIC amealhou menos 4,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano em comparação com o período homólogo de 2012. Já a TVI perdeu 9,1 milhões de euros.

A SIC dispõe de cinco canais temáticos: SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC K e SIC Internacional. A TVI conta com a TVI 24, TVI Ficção, +TVI e TVI Internacional.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Paulo Andrade em Sab 17 Ago 2013 - 18:46

Não vejo nenhum motivo para contentamento por parte da SIC... Pois continua a perder muito dinheiro como a TVI...

De notar que o dinheiro que a SIC ganha com a publicidade provavelmente já não chega para pagar a grelha de programas da estação.

Não sei os valores actuais mas geralmente uma grelha anual rondaria os 80 milhões de euros.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Qua 30 Out 2013 - 13:35

CM escreveu:Menos 12 milhões em publicidade na SIC e TVI

Receitas da SIC desceram 2 milhões de euros. Já a TVI perdeu 10 milhões. Pelo segundo trimestre consecutivo, canais Impresa batem Media Capital.

As estações generalistas continuam a registar perdas significativas nas suas receitas publicitárias. Nos primeiros nove meses deste ano, a SIC e a TVI receberam menos cerca de 12 milhões de euros quando em comparação com o mesmo período de 2012.

O canal da Media Capital, administrada por Rosa Cullell, foi o que sofreu uma maior quebra. De acordo com as contas da empresa, a TVI faturou 59,5 milhões de euros em publicidade, uma quebra de 9,6 milhões face aos mesmos meses do ano anterior (descida de 14%). Ou seja, uma perda de 1,1 milhões por mês.

Já no caso da SIC, a diminuição foi de quase dois milhões de euros (menos 3,1%), num total de 61,6 milhões. Feitas as contas, o canal da Impresa, liderada por Pedro Norton, perdeu mais de 200 mil euros por mês.

Estes resultados significam que, pelo segundo trimestre consecutivo, e depois de oito anos a perder, as receitas publicitárias dos canais da SIC superaram as das estações da TVI.

Em ambos os casos, os valores incorporam os proveitos dos canais temáticos, cinco no caso da Impresa (SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC K e SIC Internacional) e quatro no caso da Media Capital (TVI 24, TVI Ficção, +TVI e TVI Internacional).

De janeiro a setembro, os canais SIC registaram no total receitas na ordem dos 123,2 milhões, uma subida de 8,5 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior. As estações da TVI ficaram-se pelos 103,1 milhões de euros, uma recuperação de pouco mais de dois milhões.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Sex 6 Dez 2013 - 0:04

CM escreveu:Comércio é setor que mais investe em publicidade televisiva

Banca praticamente deixou de comprar espaço publicitário na televisão.

O setor do comércio é o que mais investe em publicidade televisiva em Portugal, revela um estudo elaborado pela Carat para o CM. No total, entre janeiro e outubro esta área de atividade foi responsável por 16,3% do investimento publicitário, mais do que os 12,8% das marcas de higiene pessoal e os 10,6% do setor da alimentação.

No top 5 estão ainda a indústria farmacêutica (8,6%) e as empresas de comunicações (8%). Contas feitas, estes cinco setores são responsáveis por 56,3% do investimento total feito nos canais nacionais.

Destaque ainda para o fraco investimento da banca. O setor, que já foi um dos maiores anunciantes nacionais, sobretudo com produtos de crédito habitação, automóvel e consumo, surge agora no 10º lugar, representando apenas 3,4% dos gastos totais em publicidade.

Entre os canais generalistas existem diferenças entre o perfil dos anunciantes. A TVI, a estação que mais publicidade capta (34,4% do investimento total feito neste período), tem o seu top 3 formado pelo comércio (17,1%), higiene pessoal (12,5%) e alimentação (11,6%). Já na SIC o setor que lidera é o da higiene pessoal, com 15,5%. Seguem-se o comércio (15%) e a alimentação (12,7%).

Na RTP 1, a área do comércio representa 22,1% do total. No segundo posto está a indústria farmacêutica (12,4%), que é seguida pelas marcas de higiene pessoal (11,3%).

Este estudo tem por base os dados da MediaMonitor, que refletem os investimentos feitos a preços de tabela.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Sab 14 Dez 2013 - 15:17

CM escreveu:Publicidade deve cair 44,7 milhões em 2014

Mercado vai receber 463,3 milhões, menos 343,3 milhões do que em 2007

O mercado publicitário em Portugal deverá fechar 2013 com uma quebra de 8,8%, para um total de 463,3 milhões. Este valor significa um recuo de 44,7 milhões face ao ano passado e de 343,3 milhões em relação a 2007, o ano de maior investimento no século XXI.

Esta é a previsão do grupo Omnicom, a que o CM teve acesso, e que aponta que a internet e os canais cabo devem receber mais 14,8% e 4,5% em comparação com 2012. Já a televisão generalista (RTP 1, SIC e TVI), meio que concentra o maior investimento, 48,1% do total, cairá 10,8%. A rádio perderá 10,4%, a imprensa vai receber menos 14,2% e a publicidade exterior perde 12,5%.

Apesar da quebra no total do ano, "a partir do segundo semestre, há um sinal claro de retoma do mercado, principalmente na televisão", explica Luís Mergulhão. Para o responsável do grupo Omnicom, 2014 será "o começo de uma nova fase, com tendência de crescimento, apesar dos níveis de investimento deverem ser idênticos a 2013".

Manuel Falcão, diretor-geral da Nova Expressão, reforça a ideia de que "já se começa a assistir a uma retoma". Quanto a 2014, diz que "tudo dependerá da evolução da economia", mas a tendência é para que haja "uma estagnação" ou um "recuo ainda menor". Já André Andrade, da Carat Portugal, espera que "o mercado pare de decrescer", mas acredita que "se empatar com os números deste ano já não é mau". Contudo, alerta que é "prematuro pensar em grandes investimentos".

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Sex 3 Jan 2014 - 12:02

CM escreveu:Net e cabo são únicos a crescer no mercado publicitário

Registam subidas na publicidade de 627% e 219%, respetivamente

A internet e os canais de televisão por cabo foram os únicos meios a registar uma evolução positiva ao nível do investimento publicitário desde o início deste século.

Entre 2001 e 2013, o meio internet aumentou em 627% o seu encaixe, passando de 5,6 milhões no início do século XXI para 40,6 milhões em 2013, segundo previsões do grupo Omnicom. Já os canais de cabo registaram um incremento de 219%, de 10,9 milhões em 2001 para fechar o ano de 2013 a receber aproximadamente 34,8 milhões. Assim, a internet, que há treze anos concentrava apenas 0,8% do investimento publicitário total, acabou o último ano com uma quota de mercado de 8,8%. Os canais de televisão por subscrição passam de uma fatia do bolo publicitário de 1,5% em 2001 para 7,5% em 2013.

Apesar de uma quebra significativa, a televisão em sinal aberto continua a ser o meio que regista maior investimento - de 341 milhões em 2001 passou para 223 milhões em 2013. Ou seja, perde 118 milhões em treze anos. A rádio regista uma quebra de 14,4 milhões, enquanto a publicidade exterior deixou de receber 23,8 milhões. Já a imprensa, que no início do século recebia cerca de 224 milhões de investimento, fica-se agora pelos 78 milhões.

No total, o mercado passou de um investimento publicitário de mais de 709 milhões para 463 milhões, uma descida de 34,7%. Uma quebra que é ainda mais significativa, na ordem dos 44%, se não forem contabilizados internet e cabo.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Dom 2 Mar 2014 - 15:45

CM escreveu:Domingo é o dia ‘rei’ na publicidade

Marcas investem, em média e a preços de tabela, 622 mil euros nos canais em sinal aberto. Às sextas-feiras, os gastos são de 591 mil euros.

Domingo é o dia da semana que concentra maior investimento publicitário. No total, entre RTP 1, RTP 2, SIC, TVI e canais por cabo, os anunciantes gastam, em média, todos os domingos, quase 622 mil euros, 15,7% de todo o valor aplicado em anúncios para televisão ao longo de uma semana. Segue-se a sexta-feira, que concentra 591 mil euros de investimento.

Pelo contrário, a segunda-feira e o sábado são os dias em que as marcas menos apostam, com apenas 529 mil euros. A terça-feira fica com 547 mil euros, a quarta-feira com 553 mil e a quinta-feira com 578 mil euros. Os dados foram fornecidos pela agência de meios Carat ao CM, a partir de preços de investimento publicitário por tabela.

Ainda assim, o domingo não é o dia que dá mais retorno a todos os canais. Se as estações em sinal aberto reclamam o último dia do fim de semana como sendo o seu mais forte em termos publicitários, para os canais cabo (AXN, AXN Black, Discovery, Disney Channel, FOX, FOX Life, Hollywood, MOV, MTV, Panda, Panda Biggs, RTP Informação, RTP Memória, SIC Mulher, SIC Notícias, SIC Radical, TV Record e TVI 24), este é o dia menos interessante. É às sextas-feiras que as marcas mais apostam no cabo.

No total, em 2013, foram investidos mais de 3,9 milhões de euros por semana na televisão nacional. A TVI continua a ser o canal líder, com 1,8 milhões de euros semanais. Seguem-se SIC (1,1 milhões), o cabo (526 mil euros), a RTP 1 (456 mil) e, por último, a RTP 2 (3,1 mil euros).

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Qui 10 Abr 2014 - 21:22

CM escreveu:Mercado publicitário regride 18 anos

Meios receberam 389 milhões em 2013, perto do valor registado em 1996

Em 2013, o mercado publicitário desceu a níveis só comparáveis com os de 1996. No fim do ano, este mercado valia pouco mais de 389 milhões de euros (menos 8% em comparação com o ano anterior), valor que só se aproxima aos 369,8 milhões registados há 18 anos.

Uma radiografia à evolução das últimas duas décadas permite concluir que o período entre 2004 e 2008 foi o mais próspero a nível publicitário, com o valor máximo a ser atingido em 2007 (mais de 720 milhões). Desde esse ano, e até dezembro de 2013, a quebra foi abrupta: cerca de 331 milhões de euros. De resto, segundo dados das agências de meios, desde 1995, o mercado publicitário português valeu quase 10,7 mil milhões de euros, uma média de 560,7 milhões por ano. Entre o ano de menor rendimento (1995) e o de maior (2007) registou-se uma diferença de pouco mais de 373 milhões de euros.

Em 2014, e de acordo com várias agências de meios ouvidas pelo CM, o mercado publicitário em Portugal deverá crescer ligeiramente, até 5%, o que poderá representar aproximadamente mais 20 milhões de euros. Ou seja, em 2014 o investimento publicitário deverá aproximar se dos 410 milhões de euros.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Dom 20 Abr 2014 - 18:27

CM escreveu:Noites acumulam 50% de anúncios

Período do Prime Time (20h - 00h) é o preferido das marcas.

O prime time (período das 20h00 às 00h00) continua a dominar o investimento publicitário na televisão portuguesa. Esta faixa horária concentrou 49,9% da aposta das marcas no pequeno ecrã nacional em 2013. Ou seja, 1,97 mil milhões de euros (a preços de tabela), segundo dados fornecidos pela agência de meios Carat ao Correio da Manhã. Pelo contrário, é no período das 02h30 às 07h30 que as marcas menos investem, com apenas 0,8% do total.

Entre os canais generalistas, é na SIC que o prime time tem maior influência. Dos 1,13 mil milhões de euros investidos pelas empresas na estação de Carnaxide, 52,1% foram durante o período das 20h00 às 00h00. Isto significa que, se os preços de tabela fossem cumpridos, o canal de Francisco Pinto Balsemão teria recebido 590 milhões só desta faixa horária no ano passado. Na TVI, o horário nobre representa 47,8% do total de investimento, 1,83 mil milhões. Já a RTP 1 tem um investimento global de 456 milhões de euros, sendo que 48,8% destes proveem do prime time.

Por último, os canais cabo, que captam cada vez mais investimento junto do mercado, concentram no horário nobre 53,9% do total do investimento publicitário que lhes está afeto, ou seja, 284 milhões de euros.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Ter 6 Maio 2014 - 18:55

CM escreveu:Canais televisivos saem da crise

Canais TVI receberam 19,6 milhões em publicidade, uma subida de 5%.

A crise no mercado publicitário português parece ter terminado. Pelo menos no que a TV diz respeito. Depois da Impresa, dona da SIC, ter apresentado um lucro de 1,2 milhões entre janeiro e março (melhor resultado desde 2007), a Media Capital (MC) obteve 715 mil euros positivos (melhor registo desde 2011), o que compara com o prejuízo de 850 mil euros nos mesmos meses do ano passado.

Ao CM, Olivia Mira, administradora financeira da MC, adianta que as "expectativas" para este ano "são bastante interessantes" e, apesar de não adiantar um valor, revela que o lucro deve ficar acima dos 13,7 milhões do ano transato. A subida das receitas publicitárias justifica este otimismo.

Os canais TVI fecharam o seu segundo trimestre consecutivo com um aumento destes proveitos. Entre janeiro e março, as receitas foram de 19,6 milhões de euros, um ganho de 900 mil euros. E Olivia Mira "acredita" que 2014 vai ser um ano de crescimento, ainda que com números abaixo dos 10%. Já os canais da SIC, no mesmo período, captaram 19,7 milhões (subida de 800 mil euros) em publicidade.

Os números da MC, ontem revelados ao mercado, mostram ainda a melhoria dos resultados na área de produção audiovisual e rádio, onde a publicidade aumentou em 5%.

Em março, a dívida da MC era de 114,9 milhões, inferior aos 194,7 milhões da Impresa.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Sab 21 Jun 2014 - 3:23

CM escreveu:Publicidade sobe 8% em 4 meses

De janeiro a abril, mercado valeu 120 milhões de euros. Internet regista maior crescimento, mas é a televisão aberta que tem maior investimento.

O mercado publicitário nacional está a dar mostras de recuperação. Nos primeiros quatro meses de 2014, o investimento subiu 8% em comparação com o período homólogo do ano passado, para cerca de 120 milhões de euros (cerca de 30 milhões de euros por mês).

A internet (subida de 20%), a televisão paga (com ganhos de 15%) e os canais de sinal aberto (com um crescimento de 9%) são os meios que registam maior evolução, segundo dados da IPG Mediabrands. De resto, a RTP, a SIC e a TVI continuam a representar o maior atrativo para as marcas, concentrando 47% do investimento total. De acordo com os relatórios e contas, a SIC fechou o primeiro trimestre a captar 19,7 milhões em publicidade. Já a TVI ficou com 19,6 milhões. Os números da RTP não são conhecidos.

De recordar que em 2013 o mercado publicitário fechou a valer 389,5 milhões de euros, menos 34 milhões do que no ano anterior. Para este ano, as agências de meios preveem que o mercado encerre com um "ligeiro crescimento", impulsionado pela "recuperação económica e o consequente aumento do consumo". No entanto, não avançam com estimativas concretas.

Já no plano mundial, o mercado de publicidade deverá registar, em 2014, um crescimento de 5,4%, para os 524 mil milhões de dólares (390 mil milhões de euros), de acordo com a Zenith Optimedia. O aumento das campanhas publicitárias durante o Campeonato do Mundo de Futebol, é apontado como o principal fator para este incremento.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por john_123 em Dom 7 Set 2014 - 17:56

CM: escreveu:Publicidade na TV com desconto de 96%
Grupo RTP é quem faz os maiores descontos. Segue-se a TVI e a SIC.

Os canais generalistas fazem descontos sobre os preços da publicidade que chegam a ultrapassar os 96%.

Analisando as receitas a preço de tabela (dados da MediaMonitor) e os proveitos reais (informações presentes nos relatórios e contas) é possível verificar que, em 2013, a RTP foi quem praticou os maiores descontos. O canal público vendeu publicidade no valor de 485 milhões de euros, mas só recebeu efetivamente 18,4 milhões. Ou seja, o nível médio de desconto foi de 96,2% (uma subida face aos 95% de 2012).

Depois da estação pública surgem os canais da TVI, que no ano passado fizeram descontos médios na ordem dos 95,4% (94,5% em 2012). As receitas reais foram de 86,4 milhões, enquanto que a preço de tabela chegaram quase aos 1,9 mil milhões.

Por fim, surgem os canais SIC, com descontos de 92,9% (90,1% em 2012). Os proveitos publicitários das estações televisivas de Carnaxide foram de 88,2 milhões de euros, mas a venda a preços de tabela ultrapassou os 1,2 mil milhões..

Já no primeiro semestre deste ano, os canais da TVI aumentaram a sua média de descontos para 95,6% (receitas reais de 47,5 milhões de euros), enquanto que a SIC reduziu os seus descontos para os 92,6% (proveitos de 46,3 milhões de euros).
A RTP não publica contas semestrais, pelo que não é possível saber se este ano a televisão pública aumentou ou diminuiu os descontos que pratica nos preços da publicidade. 
Não tinha ideia que chegavam a tanto. Ou haverá aqui algum erro de cálculo??

john_123
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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Dom 10 Maio 2015 - 17:00

CM escreveu:Publicidade rende 210,5 milhões

RTP, SIC e TVI registaram, no ano passado, um crescimento.

A RTP, a SIC e a TVI registaram uma forte subida das suas receitas publicitárias no ano passado, confirmando a recuperação deste mercado. No total, os canais tiveram proveitos de 210,5 milhões de euros, mais 17,7 milhões que em 2013, revelam os relatórios e contas da Impresa e da Media Capital (que detêm SIC e TVI, respetivamente) e os números provisórios do grupo público.

Os canais da TVI foram os mais beneficiados, com uma subida de quase 10 milhões de euros em comparação com o ano anterior. No total, a estação somou receitas de cerca de 96,1 milhões de euros. Já a SIC obteve 94,6 milhões de euros em publicidade, uma recuperação de quase 6,4 milhões face a 2013.

As receitas publicitárias da RTP ficaram-se pelos 19,8 milhões (subida de 1,4 milhões), revelam os números preliminares da empresa pública de rádio e televisão, que ainda carecem de aprovação para serem revelados oficialmente.

Entretanto, já foram divulgados os resultados das estações privadas relativos ao primeiro trimestre deste ano. Enquanto a TVI registou um ligeiro aumento de 135 mil euros em publicidade, para 19,8 milhões, a SIC inverteu a tendência e regressou a terreno negativo. Entre janeiro e março, faturou 19,3 milhões de euros, menos 500 mil euros do que em igual período de 2014.

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Qui 11 Jun 2015 - 22:18

CM escreveu:Farmacêuticas são quem mais investe

Indústria aplicou mais de 262 milhões de euros em anúncios televisivos.

A indústria farmacêutica foi a principal investidora no mercado de publicidade televisiva entre janeiro e maio, de acordo com um estudo da agência de meios Carat para o Correio da Manhã. No total, foram mais de 262 milhões de euros (valores a preços de tabela), o que representa 13,2% doinvestimento total – quase dois mil milhões de euros.

O mercado de alimentação fica na segunda posição, com 259,4 milhões (13,1% do total), seguido docomércio (250,3 milhões, 12,6%), higiene pessoal (235,2 milhões, 11,8%), da indústria automóvel (190,4 milhões, 9,6%) e da de comunicações (133,2 milhões, 6,7%). Destaque ainda para a indústria de higiene do lar (87,4 milhões), cultura (79,4 milhões), banca (71,4 milhões) e bebidas (50,6 milhões).

Nos canais generalistas, que concentram a maioria doinvestimento, a indústria farmacêutica lidera na RTP 1, com 24,4% do total, seguida do comércio (13,2%) e comunicações (8%). Na SIC, o maiorinvestimento foi o mercado de higiene pessoal (15,4%), seguido do comércio (13,3%) e alimentação (13,2%). Na TVI, a alimentação concentra o maior investimento (17%). Segue-se o comércio (13,5%) e a indústria farmacêutica (11,9%).

O estudo revela que em 2014 o comércio liderou o investimento (661,8 milhões), seguido da higiene pessoal (550,8 milhões) e alimentação (528,7 milhões). A indústria farmacêutica ficou em quarto lugar (436,4 milhões).

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Re: Investimento publicitário

Mensagem por Jnpc em Qua 5 Ago 2015 - 22:05

CM escreveu:Publicidade na TV estagnou em 2015

A preços de tabela, a TVI vendeu mais 7% e a SIC mais 15,5%.

Entre janeiro e junho, as receitas publicitárias da SIC e da TVI estagnaram em comparação com os mesmos meses do ano passado.

De acordo com o relatório e contas da Media Capital, no primeiro semestre deste ano, os vários canais da TVI obtiveram receitas de 47,4 milhões de euros em publicidade, registando uma quebra muito ligeira (68 mil euros) face ao mesmo período de 2014.

Já os canais da SIC obtiverem proveitos publicitários de 45,9 milhões de euros, uma diminuição de 419 mil euros em relação ao período homologo, revela o relatório e contas da Impresa.

Estes valores da TVI e da SIC mostram uma estagnação das duas empresas privadas de media (os dados da RTP não são conhecidos) no que à publicidade televisiva diz respeito e contrastam com os indicadores já divulgados pela MediaMonitor.

A empresa do grupo Marktest, que analisa mensalmente as vendas publicitárias a preços de tabela (sem o impacto dos descontos feitos pelos canais aos seus clientes), aponta, para o mesmo período, crescimentos elevados.

De acordo com o estudo, a TVI, liderada por Luís Cunha Velho, vendeu mais 7% em publicidade nos primeiros seis meses do ano, enquanto que a SIC, comandada por Luís Marques, viu as vendas de anúncios crescer 15,5% no primeiro semestre. Contudo, os relatórios e contas dos dois grupos mostram que estas subidas não se refletiram em mais receitas e são uma prova de que o mercado publicitário não estará a registar um crescimento significativo.

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Re: Investimento publicitário

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