Eleições Europeias 2014

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eleições Europeias 2014

Mensagem por Jnpc em Dom 23 Mar 2014 - 15:35

CM escreveu:SIC e TVI não vão realizar debates

Alterações à lei eleitoral não deverão ser aprovadas a tempo das europeias.

Na sexta-feira, na Assembleia da República, o projeto de alterações à lei eleitoral do PSD/CDS baixou à Comissão de Direitos Constitucionais para reapreciação, já o do PS foi chumbado, mas a SIC e a TVI mantêm a decisão de não fazer debates nas eleições europeias (25 de maio).

A RTP ainda não "tomou uma decisão", diz ao CM José Manuel Portugal. O diretor de Informação do canal público recorda que o comunicado dos três canais generalistas era "contra os dois projetos", mas, com o chumbo do diploma dos socialistas, "agora cada um decide por si".

"Enquanto a lei não mudar, mantemos a nossa posição", disse ao CM Luís Marques, diretor-geral de conteúdos da SIC. Para o diretor de Informação da TVI, "nada mudou", a lei em vigor é a mesma, portanto, diz José Alberto Carvalho, "não tenho nenhuma razão para mudar de opinião".

No comunicado conjunto, os canais disseram que, se for aprovada uma lei que "interfira na liberdade editorial", terão de abdicar, novamente, de fazer a cobertura das campanhas eleitorais ou de realizar debates entre candidatos, mantendo os critérios editoriais adotados nas autárquicas.

Para os canais, "o enquadramento legislativo relativo à atividade dos órgãos de comunicação social em período eleitoral é desajustado, confuso e interfere de forma inaceitável na liberdade editorial". Mas o PSD considera que, com a atual lei e "algum bom senso", há "condições para que a campanha esclareça os eleitores e haja a devida cobertura mediática".

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por david silva em Ter 25 Mar 2014 - 23:41

Acho que a noite das eleições devia ser reduzida ao mínimo, a abstenção deverá ser recorde e o interesse das eleições não será muito.

david silva
Membro

Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por Matorazzi em Ter 25 Mar 2014 - 23:49

david silva escreveu:Acho que a noite das eleições devia ser reduzida ao mínimo, a abstenção deverá ser recorde e o interesse das eleições não será muito.
Completamente de acordo

Matorazzi
Membro

Mensagens : 1674
Data de inscrição : 08/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por Jnpc em Qua 26 Mar 2014 - 0:20

E será curta certamente. Se com as Autárquicas de Setembro passado foi o que foi... com estas não há-de ser diferente.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por Jnpc em Qua 14 Maio 2014 - 2:10

CM escreveu:Tempo de antena para europeias custa 2,1 milhões

Televisões generalistas recebem 73% do montante atribuído pelo MAI.

Os tempos de antena para as eleições europeias, que começaram ontem a ser emitidos, vão custar ao Estado 2,13 milhões de euros, 73% dos quais alocados às televisões (RTP, SIC e TVI).

Os três canais generalistas vão receber, no conjunto, 1,56 milhões, que serão depois divididos de acordo com as audiências registadas no período da campanha. De acordo com os dados facultados pelo Ministério da Administração Interna (MAI) ao CM, as rádios nacionais irão receber 500 mil euros e as regionais 73 mil euros.

Os valores são fixados por uma comissão composta por um representante do secretariado dos assuntos para o processo eleitoral, um da Inspeção-Geral de Finanças e um de cada estação de rádio ou televisão.

Os montantes atribuídos este ano não podem ser comparados com os das últimas europeias, em 2009, dado que estes foram definidos em conjunto com os das legislativas do mesmo ano. À data, os tempos de antena custaram seis milhões de euros, com a TVI a receber 965 mil euros, a SIC 677 mil euros e a RTP 509 mil euros.

A transmissão dos tempos de antena é obrigatória e as multas por incumprimento oscilam entre 1,5 milhões e 5 milhões de euros para as televisões e 750 mil e 2,5 milhões para as rádios.

Os tempos de antena ganham importância acrescida nestas eleições, dado que os canais generalistas optaram por não cobrir a campanha devido à exigência da Comissão Nacional de Eleições de "tratamento não discriminatório".

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por david silva em Qua 21 Maio 2014 - 23:34

Os resultados oficiais só vão ser conhecidos às 22h, como é que as TV´s nacionais vão gerir as emissões especiais?

david silva
Membro

Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por Jnpc em Qui 22 Maio 2014 - 17:54

CM escreveu:Canais de TV revoltados com noite eleitoral

Apanhadas de surpresa, estações generalistas sentem-se penalizadas por terem de refazer a emissão na noite eleitoral.

A proibição da divulgação dos resultados oficiais das eleições europeias antes das 22h00 e a dúvida lançada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre a hora a que as projeções das sondagens à boca da urna podem ser reveladas estão a revoltar as televisões, que não sabem como realizar a emissão da noite eleitoral de domingo.

Assim, reportagem, conversas em estúdio e comentários serão o pretexto para entreter os telespectadores até às 22h00, hora em que os primeiros resultados oficiais podem começar a ser divulgados aos portugueses.

Apanhados de surpresa, os diretores de informação da RTP, SIC e TVI sentem-se "penalizados" com tão inusitada decisão. Habituadas a lançar os primeiros escrutínios provisórios logo depois das 20h00, hora a que fecham as urnas nos Açores (19h00 locais), as estações foram obrigadas a "mexer" nas suas emissões especiais.

Para José Manuel Portugal, diretor de informação da RTP, a decisão europeia "perturbou muito" o trabalho do canal: "Tivemos de fazer mexidas, porque em vez de divulgarmos logo os resultados após o fecho das urnas, como sempre o fizemos, vamos ter de esperar pelas 22h00. Isto causa grande transtorno na emissão. E a medida penaliza todas as estações", sublinha.

A opinião é partilhada por Alcides Vieira, diretor de informação da SIC: "Sem sondagens nem resultados oficiais, é difícil fazer uma emissão sobre eleições. Vamos atrasar toda a emissão." O diretor de informação da TVI junta-se à crítica: "A decisão perturbou o nosso planeamento! Tivemos de fazer alterações em cima da hora, refazer os nossos planos a quatro dias das eleições."

Para José Alberto Carvalho, a nota da Direção-Geral de Administração Interna que aponta as 22h00 para a divulgação dos resultados oficiais das eleições "introduziu uma dúvida de última hora": "Se a questão nos tivesse sido colocada mais cedo, teríamos poupado algum dinheiro e ajustado o investimento à realidade do novo horário. Mas fizeram isto quatro dias antes das eleições, que é pouco simpático… pouco tudo…".

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eleições Europeias 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum