Notícias Gerais RTP

Página 20 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Notícias Gerais RTP

Mensagem por Jnpc em Qua 15 Abr 2015 - 18:54

DN escreveu:Lucro da RTP mais do que duplica em 2014

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Segundo relatório de contas, a televisão pública teve lucros de 38,2 milhões de euros.

O lucro da RTP subiu 146,2% no ano passado, face a 2013, para 38,2 milhões de euros, segundo o relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve ontem acesso.

"O aumento do resultado líquido fica a dever-se significativamente à função financeira positiva de 40,2 milhões de euros", refere a empresa no documento.

Juntando o resultado operacional de 1,6 milhões de euros à função financeira positiva, estes dois indicadores "justificaram um resultado líquido positivo de 38,2 milhões de euros, largamente acima dos valores de 2013", adianta a RTP.

As contas relativas a 2014 são da responsabilidade da administração liderada por Alberto da Ponte, uma vez que o atual Conselho de Administração só entrou em funções no início de fevereiro último.

Os rendimentos operacionais, que são constituídos por fundos públicos (contribuição para o audiovisual [CAV]) e receitas comerciais, caíram 9% para 213,5 milhões de euros.

Os fundos públicos registaram uma redução de 29,3 milhões de euros, ou seja, menos 15,1% face a 2013.

"Esta variação deveu-se, sobretudo, à eliminação da indemnização compensatória de 42,3 milhões de euros, só parcialmente compensada em 2014 com o aumento do valor da contribuição para o audiovisual", refere a empresa.

A CAV atingiu 164,9 milhões de euros, um aumento de 8,6% face a 2013 (mais 13 milhões de euros), e as receitas comerciais cresceram 20,6% para 48 milhões de euros.

Os gastos operacionais aumentaram 0,7% (1,6 milhões de euros), para 211,9 milhões de euros, resultante do "aumento dos custos de grelha, que cresceram 15,7 milhões de euros", justifica a empresa.

Os custos de grelha subiram 22,9% para 84,1 milhões de euros no ano passado.

Em relação aos gastos com pessoal, estes recuaram 4,9 milhões de euros "devido ao efeito das rescisões efetuadas por mútuo acordo", uma quebra de 6% para 75,8 milhões de euros.

No FSE (Fornecimento de Serviços Externos), "o custo de partilha de receitas dos passatempos (IVR) de 2,6 milhões de euros, que propiciaram receitas de 6,9 milhões de euros, "explicam a variação do FSE de 2013 para 2014 no valor de 2,2 milhões de euros".

Os fornecimentos de serviços subiram 6,3% para 37,9 milhões de euros.

As provisões diminuíram 86,8% (11,6 milhões de euros) para 1,8 milhões de euros, refere a RTP, que adianta que, "ainda assim, foi reforçada em 5,2 milhões de euros a provisão por complementos de reforma, pré-reforma e cuidados de saúde dos aposentados, decorrente do impacto de perdas atuariais".

O resultado operacional recuou 93,9% para 1,6 milhões de euros, e o 'cash flow' operacional/EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) registou um "significativo decréscimo" de 73,7%, ou seja, de 34,7 milhões de euros, para um total de 12,4 milhões de euros.

"No que se refere ao investimento realizado, verifica-se um crescimento face ao ano anterior superior a 300%, apesar de se verificar uma forte contenção das despesas de investimento. Por essa razão, os investimentos correntes do exercício de 2014 situaram-se abaixo do valor das amortizações anuais", adianta.

Os investimentos atingiram 5,8 milhões de euros em 2014, o que compara com 1,4 milhões de euros um ano antes.

A RTP destaca ainda o "acréscimo de 49,2 milhões de euros na função financeira, resultado do ganho gerado pelo valor 'mark to market' do veículo financeiro Eurogreen (44,2 milhões de euros)".

O endividamento bancário da RTP recuou 29,4% (39,9 milhões de euros) para 96 milhões de euros, o que resultou, "sobretudo, da redução de valor do veículo financeiro Eurogreen de 44,1 milhões de euros, e pelo acréscimo de utilização das linhas de crédito de curto prazo de 5,8 milhões de euros, face a 10 milhões de euros de utilização em 2013".


DN escreveu:Receitas comerciais da RTP sobem para 48 milhões de euros

No ano passado a RTP deixou de receber indemnização compensatória, passando a depender da taxa de contribuição para o audiovisual e das receitas comerciais.

As receitas comerciais da RTP subiram 20,6% no ano passado, face a 2013, para 48 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve ontem acesso.

"As receitas comerciais no exercício de 2014 ascenderam a 48 milhões de euros, 8,2 milhões de euros acima do verificado em 2013. Este aumento de receitas comerciais não é, obviamente, suficiente para colmatar o diferencial verificado nos fundos públicos. O principal motivo prende-se com a venda de conteúdos que aumentou 3,4 milhões de euros face a 2013, e com a multimédia e Internet, que aumentou 3,9 milhões de euros", refere a empresa.

Recorde-se que no ano passado a RTP deixou de receber indemnização compensatória, passando a depender da taxa de contribuição para o audiovisual (CAV) e das receitas comerciais, tendo os fundos públicos recuado 15,1% face a 2013, para 164,9 milhões de euros.

As receitas de publicidade avançaram 7,6% para 19,8 milhões de euros, enquanto as relativas à distribuição por cabo recuaram em 3,8% para 12,7 milhões de euros.

A prestação de serviços a terceiros aumentou 40,6% para 2,6 milhões de euros, e a venda de conteúdos mais que quintuplicou (516,2%) para quatro milhões de euros.

As outras receitas diminuíram 30% para 1,6 milhões de euros.

Estes resultados dizem respeito ao período em que Alberto da Ponte liderava o Conselho de Administração da RTP, uma vez que o atual executivo só entrou em funções e fevereiro último.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Notícias Gerais RTP

Mensagem por Nick Name em Qui 16 Abr 2015 - 19:04

E o Alberto da Ponte ainda foi um mau administrador...

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 25
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Notícias Gerais RTP

Mensagem por Jnpc em Sab 16 Maio 2015 - 2:32

DN escreveu:Nuno Artur Silva critica "domínio eucaliptal das novelas"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Administrador da RTP quer apostar em séries, filmes, documentários e formatos de entretenimento originários de Portugal

"É nosso objetivo substituir os seriados, que são novelas envergonhadas, por séries, na medida em que seja possível ao nível orçamental, já que é muito mais caro produzir séries." Esta é uma das metas traçadas por Nuno Artur Silva, administrador da RTP com pelouro dos conteúdos, e que foi anunciada no 2.º Encontro de Produtores Independentes de Televisão, realizado ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A novela, o único género que considera ter conseguido "criar uma indústria", "secou tudo à volta". "O domínio eucaliptal da novela, o predomínio da indústria do entretenimento ligeiro e o facto de não haver casamento entre o cinema e a televisão fazem que não haja uma indústria de produção independente audiovisual em Portugal", referiu. Outra das questões que criticou foi o facto de as novelas portuguesas "terem modelos semelhantes", seguindo o padrão "latino-americano sentimental".

Nesse aspeto, Nuno Artur Silva revelou que a RTP pretende apostar naquele que é "o género nobre do produto audiovisual": a ficção. "Não confundir a ficção com novelas. O género nobre são as séries, os filmes e os documentários. E há ainda outro que são os grandes formatos de entretenimento", alertou.

O ex-diretor-geral das Produções Fictícias mostrou-se ciente de que esta mudança "vai ter um custo que não é financeiro, é de grelha e de antena". E prosseguiu: "Vamos ver se conseguimos fazer esta mudança com os custos que isto implica em termos de mudança de paradigma da RTP."

A atual administração da estação pública, que tomou posse há cerca de 100 dias, recusa a ideia de "esgotar a estratégia da RTP no prime time da RTP1". "A RTP não é a RTP1 e mais uns canais à volta, é um conjunto de canais. E isto faz que a RTP não esteja em competição com a SIC e com a TVI, e sim que tenha uma realidade absolutamente diferente de todas as outras estações."

A estratégia desta nova RTP, liderada por Gonçalo Reis, passa também por "chegar a todos os públicos". "Falando de audiência pura e dura, 75% da audiência é população inativa. Velhos, crianças e desempregados. Isto não nos serve. Não basta falar em audiências, é preciso qualificá-las, diferenciá-las", argumentou Nuno Artur Silva.

A área multimédia é outra das grandes apostas desta administração. "Queremos fazer um grande investimento na parte multimédia. Vamos fazer, a partir da Antena 3, um canal web de música. Durante muito tempo falou-se se a RTP deveria ter ou não um canal de música. A nossa resposta é sim, mas hoje não faz sentido fazer um canal de música que não seja online", revelou. "Vamos fazer também a médio prazo uma ligação àquilo que é o espaço infantil na RTP, o Zig Zag, e a criação ou o que pode ser o princípio de um canal infantil também online."

Relativamente à área do entretenimento, o administrador da estação pública referiu que o facto de Portugal ser um país pequeno não pode impedir a produção de programas originais. "Existem grandes formatos que são originários de Israel. Temos também o exemplo da série dinamarquesa Borgen, que foi exibida na RTP2, e que foi exportada para 60 países", frisou.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Notícias Gerais RTP

Mensagem por Jnpc em Qui 3 Set 2015 - 22:32

DN escreveu:2016 na RTP1: talent shows em dose dupla... mas sem crianças

Os domingos à noite do primeiro canal vão exibir formatos que já são uma imagem de marca da estação pública. Got Talent Portugal regressa na primavera e, no final do ano, The Voice Portugal terá a sua quarta temporada.

A terceira temporada do programa de talentos musicais apresentado por Vasco Palmeirim e Catarina Furtado arranca a 11 de outubro mas o regresso, em 2016, já está assegurado. A garantia é dada por Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP. O responsável adianta ainda que não voltará a haver a versão junior do formato, The Voice Kids, e explica porquê:

"The Voice Kids não vai estar na RTP. Nós decidimos não comprar a versão Kids porque nos pareceu que, a certa altura, o mercado estava saturado deste efeito mimético de formatos com crianças, por mais bem sucedidos que eles sejam, como se nota na TVI [que tem, neste momento, em exibição a primeira temporada de Pequenos Gigantes]. Ainda bem que há alguém no mercado que quer fazer esse papel e o mercado, provavelmente, justifica e merece. A RTP tem de se diferenciar e acho que o mercado tem de ter diversidade. Por isso nós optamos deliberadamente por não estarmos todos a fazer a mesma coisa em todos os momentos", explicou Daniel Deusdado.

"É nessa medida que, em 2016, em vez de termos talent shows 52 semanas por ano, decidimos ter o The Voice Portugal no final do ano e o Got Talent Portugal na primeira metade do ano", revelou o diretor de programas da RTP. Recorde-se que o talent show foi, entre janeiro e abril deste ano, conduzido por Marco Horácio e contou com Pedro Tochas, Sofia Escobar, Rui Massena e Manuel Moura dos Santos como jurados.

A terceira temporada de The Voice Portugal vai concorrer diretamente com A Quinta, reality show da TVI e com Peso Pesado Teen, na SIC. Algo que não assusta o diretor de programas da RTP. "Nós achamos sempre que podemos liderar com mais vantagem. Só precisamos que os portugueses acreditem no nosso conteúdo. Nós vamos tentar diferenciar-nos por cima. Vamos fazer tudo para ganhar esperando que os portugueses apostem em nós".

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Notícias Gerais RTP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 20 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum