Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Qui 10 Fev 2011 - 1:52

Meios & Publicidade escreveu: RTP transmite gala Prémios Autores

A RTP vai transmitir no próximo dia 21 em directo a gala dos Prémios Autores SPA/RTP. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a estação pública e a Sociedade Portuguesa de Autores, visa distinguir os autores portugueses “de várias áreas criativas”. A gala decorre no Centro Cultural de Belém, sendo apresentada por Catarina Furtado.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Qui 10 Fev 2011 - 2:06

No ano passado, recorde-se, houve já uma 1ª edição. Estes Prémios de Autores visam destacar os melhores de diversas expressões artísticas. A televisão, o cinema, a rádio, a dança, a música, o teatro e as artes visuais foram as áreas focadas.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Sex 11 Fev 2011 - 19:57

DN escreveu:

Catarina Furtado apresenta no dia 21 a Gala do Prémio Autores da SPA, a partir das 21.00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Na cerimónia, que será emitida em directo pela RTP1, a apresentadora também concorre ao prémio de Melhor Programa de Ficção pelo seu desempenho em Cidade Despida, RTP1. Na mesma categoria está a novela da TVI, Meu Amor, de António Barreira, que foi distinguida com um Emmy. Ainda A Noite Sangrenta, RTP1. Na categoria de Melhor Programa de Entretenimento, As Escolhas de Marcelo, de Marcelo Rebelo de Sousa, RTP1, concorre com O Regresso dos Incríveis com Cristiano Ronaldo, de Daniel Oliveira, SIC, e também As Horas do Douro, de António Barreto e Joana Pontes, RTP2. Os candidatos ao prémio de Melhor Programa de Informação são Condenados, de Sofia Pinto Coelho, SIC, O Meu Nome É Portugal, de Ana Sofia Fonseca, SIC, e Prós & Contras, de Fátima Campos Ferreira, da RTP1.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Sex 11 Fev 2011 - 20:38

Marcelo entretenimento? LOOL

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Sex 11 Fev 2011 - 21:11

...pois, também foi o meu espanto. Penso que existe aí um certo 'melindre' da Rtp em classificar o programa como informativo.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Seg 14 Fev 2011 - 2:10

Meios & Publicidade escreveu:

Prémios Autores revela nomeados

Já são conhecidos os nomeados para os Prémios Autores SPA/ RTP. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores, em parceria com a RTP, o prémio visa reconhece os trabalhos de autores nacionais em diversas áreas. Pessoal... e Transmissível, de Carlos Vaz Marques (TSF), Heróis como Nós, Madalena Balça (Antena 1) e Minuto a Minuto, Nuno Domingos (RCP) são os formatos a concurso na categoria rádio. Já Condenados, de Sofia Pinto Coelho (SIC), O Meu Nome é Portugal, de Ana Sofia Fonseca (SIC) e Prós e Contras, apresentado por Fátima Campos Ferreira (RTP1), são os programas que concorrem em Melhor Programa de Informação. Na categoria Melhor Programa de Ficção surgem a série Cidade Despida, de Patrícia Sequeira (produção da SP Televisão para RTP), a novela Meu Amor, de António Barreira e Hugo Sousa (TVI), e A Noite Sangrenta, de Tiago Guedes e Frederico Serra (RTP). As Escolhas de Marcelo, com Marcelo Rebelo de Sousa (TVI), As Horas do Douro, de António Barreto e Joana Pontes (RTP), e o Regresso dos Incríveis - com Cristiano Ronaldo, de Daniel Oliveira (SIC), foram nomeados em Melhor Programa de Entretenimento.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Qua 16 Fev 2011 - 17:17

DN escreveu:Catarina Furtado entusiasmada com Gala SPA/RTP

O evento foi apresentado ontem à tarde no Auditório da RTP, em Lisboa. Ana Moura e Camané farão uma homenagem ao fado.

A 2.ª edição do Prémio Autores 2011 SPA/RTP foi ontem apresentada no Auditório da RTP, onde estiveram presentes alguns representantes da estação pública de televisão e da Sociedade Portuguesa de Autores. José Marquitos, vice-presidente da RTP, anunciou que a gala realiza-se na próxima segunda-feira, dia 21, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Tal como em 2010, a anfitriã será Catarina Furtado. A apresentadora está orgulhosa por voltar a conduzir esta gala. "É uma honra ser repetente. Este é um acontecimento único, faz todo o sentido ser realizado na RTP. Isto é serviço público sem grandes alaridos nem grandes extravagâncias", sustenta.

João Lourenço, vice-presidente da SPA, realça a importância deste evento. "É uma forma de divulgar o trabalho dos autores numa altura de crise, onde tendemos a afastar-mo-nos da cultura. Se perdermos a cultura perdemos a nossa identidade e a nossa capacidade de sonhar".

A gala contará com algumas actuações musicais de artistas como Rita Redshoes e The Lengedary Tigerman, além de uma homenagem ao fado pelas vozes de Camané e Ana Moura.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Vtv em Qua 23 Fev 2011 - 3:49

Público escreveu:A iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em conjunto com a RTP distinguiu o “ Filme do Desassego” de João Botelho como o melhor filme, deixando para trás “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, e “ Mistérios de Lisboa”, de Raúl Ruiz. Na categoria de melhor argumento, o prémio foi para “ Mistérios de Lisboa”. Na literatura, Gonçalo M. Tavares foi o grande vencedor, melhor ficção narrativa, com o seu mais recente trabalho, “Uma Viagem à Índia”. “Depois de Dezembro”, de António Carlos Cortez e “A Contradição Humana”, de Afonso Cruz, foram distinguidos na categoria de melhor livro de poesia e melhor literatura infanto-juvenil, respectivamente. O pianista Mário Laginha e o seu trio arrecadaram o prémio de melhor disco com “Mongrel”, ganhando ao álbum homónimo de Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti e ao trabalho de Júlio Pereira intitulado “Graffiti”. Henrique Cayatte destacou-se nas artes visuais ao arrecadar o prémio de melhor exposição de artes plásticas, com “Viva a República!”. O melhor trabalho de fotografia foi para “Street Photography -- Exposição Tributo ”, de Rui Palha e o melhor trabalho cenográfico foi “ Húmus”, de Luís Castro.
No teatro, “A Casa dos Anjos”, de Luís Mário Lopes foi distinguido na categoria de melhor texto original e “ Quixote”, de João Brites, na categoria de melhor espectáculo de teatro. A melhor coreografia, na dança, foi para “Paisagens - Onde o Negro é Cor”, de Paulo Ribeiro. "Condenados”, de Sofia Pinto Coelho (SIC) foi considerado o melhor programa de informação, “Noite sangrenta”, de Tiago Guedes e Frederico Serra (RTP), venceu na categoria de melhor programa de ficção e “As Horas do Douro”, de António Barreto e Joana Pontes (RTP) foi o melhor programa de entretenimento. O melhor programa de rádio foi “Pessoal e... Transmissível”, de Carlos Vaz Marques (TSF). Os prémios das categorias de Cinema, Rádio, Televisão, Dança, Música, Teatro, Literatura e Artes Visuais foram decididos por voto secreto de júris especialistas das diversas áreas. Por sua vez, os prémios Vida e Obra, onde foi distinguido o ensaísta Eduardo Lourenço, melhor programação autárquica, para a Câmara de Lisboa, e melhor autor estrangeiro, o cineasta e encenador francês Patrice Chéreau, são da responsabilidade da direcção da SPA.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Qui 2 Fev 2012 - 2:43

Espalha-Factos escreveu:Prémio Autores SPA/RTP 2012: Os nomeados

É já pelo terceiro consecutivo que a SPA – Sociedade Portuguesa de Autores atribui os Prémios Autores SPA/RTP. As categorias percorrem as áreas do cinema, teatro, música, artes visuais, entre outras.

A entrega dos prémios será realizada num espetáculo promovido pela SPA e pela RTP no dia 27 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém. Abaixo fica a lista completa das várias categorias e dos respetivos nomeados:

CINEMA

MELHOR ARGUMENTO:

Luísa Costa Gomes e Edgar Pêra por O Barão

Alberto Seixas Santos e Catarina Ruivo por E o Tempo Passa

João Canijo por Sangue do Meu Sangue

MELHOR FILME

Sangue do Meu Sangue, de João Canijo

E o Tempo Passa, de Alberto Seixas Santos

48, de Susana de Sousa Dias

MELHOR ATRIZ

Beatriz Batarda em Cisne

Rita Blanco em Sangue do Meu Sangue

Anabela Moreira em Sangue do Meu Sangue

MELHOR ATOR

Nuno Lopes em Sangue do Meu Sangue

Nuno Melo em O Barão

Raul Solnado em América (a título póstumo)

RÁDIO

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO

A Cena do Ódio, de David Ferreira

Caderneta de Cromos, de Nuno Markl

No Fim da Rua, de Nuno Amaral

DANÇA

MELHOR COREOGRAFIA

Icosahedron, de Tânia Carvalho

Um Gesto que Não Passa de Uma Ameaça, de Sofia Dias e Vítor Roriz

The Old King, de Miguel Moreira e Romeu Runa

MÚSICA

MELHOR CANÇÃO

E Fomos Pela Água do Rio, do álbum Em Busca das Montanhas Azuis de Fausto Bordalo Dias

Fado Insulano, do álbum Fados, Fantasmas e Folias de Zeca Medeiros

O Acesso Bloqueado, do álbum Mútuo Consentimento de Sérgio Godinho

MELHOR DISCO

Em Buscas das Montanhas Azuis, de Fausto Bordalo Dias

Cantos da Babilónia, de Pedro Osório (a título póstumo)

Lisboa Mulata, de Dead Combo

MELHOR TRABALHO DE MÚSICA ERUDITA

Os Apóstolos, de Coro Gregoriano de Lisboa

Interpretação da Integral de Chopin, de Artur Pizarro

Nise Lacrimosa, de Luís Carvalho

LITERATURA

MELHOR LIVRO DE FICÇÃO NARRATIVA

Tiago Veiga. Uma Biografia, de Mário Cláudio

A Cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão

O Filho de Mil Homens, de Valter Hugo Mãe

MELHOR LIVRO DE POESIA

Lendas da Índia, de Luís Filipe Castro Mendes

A Mão na Água que Corre, de José Manuel de Vasconcelos

Adornos, de Ana Marques Gastão

MELHOR LIVRO INFANTO-JUVENIL

A Casa Sincronizada, de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, com ilustração de Pedro Brito

Quando Eu For Grande, de Maria Inês Almeida, com ilustração de Sebastião Peixoto

Mariana e Manuel Numa Curva do Caminho, de Margarida da Fonseca Santos e Maria Loão Lopo de Carvalho

TEATRO

MELHOR TEXTO PORTUGUÊS REPRESENTADO

Israel, de Pedro Penim

Horror, de Mickael de Oliveira

Estocolmo, de Daniel Jonas

MELHOR ESPETÁCULO

A Varanda, de Luís Miguel Cintra

A Missão – Recordações de Uma Revolução, de Mónica Calle

Overdrama, de Jorge Andrade

MELHOR ATRIZ

Luísa Cruz em A Varanda

Ana Guiomar em Purga

Sandra Faleiro em Quem Tem Medo de Virgínia Wolf?

MELHOR ATOR

Carlos Malvarez em Purga

Elmano Sancho em Não Se Brinca Com o Amor

Luís Miguel Cintra em Ela


TELEVISÃO

MELHOR PROGRAMA DE INFORMAÇÃO

O Eixo do Mal, de Nuno Artur Silva / SIC Notícias

Câmara Clara, de Paula Moura Pinheiro / Teotónio Bernardo / RTP2

Linha da Frente, de Mafalda Gameiro / RTP1

MELHOR PROGRAMA DE FICÇÃO

Laços de Sangue, de Pedro Lopes / Patrícia Sequeira

O Último a Sair, de Bruno Nogueira, Frederico Pombares e João Quadros / Sérgio Graciano, André Banza e Ricardo Freitas

Pai à Força, de Pedro Lopes / Duarte Teixeira

MELHOR PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO

Cuidado Com a Língua, de José Mário Costa / Ricardo Freitas

Estado de Graça, de Maria João Cruz / Fernando Ávila

Estranha Forma de Vida, de Jaime Fernandes


ARTES VISUAIS

MELHOR EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS

Fora de Escala, de Manuel Baptista

Desenho Habitado, de Fernando Brízio

Colectiva Trinta Anos Prémios Aica/mc, de Manuel Graça Dias

MELHOR TRABALHO DE FOTOGRAFIA

TNSC – A Prospectus Archive, de Paulo Catrica

O PREC Já Não Mora Aqui, de João Pina

Um Diário da República, de Kameraphoto

MELHOR TRABALHO CENOGRÁFICO

A Varanda, de Cristina Reis

Memorabilia, de José Capela

A Missão – Recordações de Uma Revolução, de Mónica Calle

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Ter 21 Fev 2012 - 13:19

DN escreveu:Catarina Furtado apresenta e João Reis canta

A estrela da estação pública volta a conduzir a gala da SPA/RTP que será emitida no dia 27. Vai vestir duas criações de Nuno Baltazar e o marido vai cantar com Lúcia Moniz.

Catarina Furtado apresenta pela terceiro ano consecutivo a Gala Prémios Autores, numa parceria da Sociedade Portuguesa de Autores e RTP, no dia 27 de Fevereiro, às 21.00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. "São sempre galas com momentos de grande emoção", diz a apresentadora ao dn.pt

Ao longo da noite serão entregues 20 prémios aos que mais se destacaram em oito categorias, cinema, teatro, artes visuais, dança, literatura, televisão, música e rádio. Será ainda entregue o prémio Vida e Obra a Mário Soares, o prémio Autor Internacional ao produtor e realizador de cinema espanhol, Imanol Uribe, e Melhor Programação Autárquica a Coimbre e Évora.

Está ainda prevista uma homenagem ao maestro Pedro Osório, com a interpretação da orquestra do maestro Jorge Costa Pinto a partir de uma composição de Pedro Osório, além de um momento especial com Lúcia Moniz e João Reis. Actuam na gala, Adriana, Carlos do Carmo, Amor Electro e Sérgio Godinho.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Nick Name em Ter 21 Fev 2012 - 13:31

Uma coisa curiosa o ano passado, vi um bocado disto e o José Alberto Carvalho estava a assistir à gala numa tribuna, num local tipo bastidores com uma cara diferente do normal e eu pensei "Este gajo não está normal. Queres ver que este ainda gajo vai embora da RTP?".

No dia a seguir sai que ele vai para a TVI.


Sobre estes prémios, são uma seca. E não entendo como aqui premeiam a Televisão e nos Globos continuam sem essa categoria.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 26
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por QQG em Ter 21 Fev 2012 - 16:06

Pai à Força? Tá bem.

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por john_123 em Ter 21 Fev 2012 - 17:48

Dama Velvi escreveu:Uma coisa curiosa o ano passado, vi um bocado disto e o José Alberto Carvalho estava a assistir à gala numa tribuna, num local tipo bastidores com uma cara diferente do normal e eu pensei "Este gajo não está normal. Queres ver que este ainda gajo vai embora da RTP?".

No dia a seguir sai que ele vai para a TVI.


Sobre estes prémios, são uma seca. E não entendo como aqui premeiam a Televisão e nos Globos continuam sem essa categoria.
Acho que isso tem mais que ver com a 'guerrilha' entre os canais privados...inicialmente porque na ficção nacional a TVI era francamente mais forte, e não caia bem nos lados da SIC se todos os nomeados/vencedores fossem da concorrência.

Mas também acho que se deveriam estar incluídos, um pouco à semelhança dos EUA. Mas aqui é tudo muito conservador...Podia ser que a gala dos prémios TV7dias fosse televisionada por um canal, mesmo do CABO...

john_123
Membro

Mensagens : 2076
Data de inscrição : 04/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Nick Name em Ter 21 Fev 2012 - 17:52

Essa gala é uma palhaçada. Nem sei como dão tanto crédito!

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 26
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Ter 28 Fev 2012 - 4:34

Os vencedores...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Sex 15 Fev 2013 - 22:24

rtp.pt escreveu:Prémio Autores 2013

Espectáculo que distingue autores de obras em diferentes áreas artísticas durante o ano de 2012


Transmissão da Gala do Prémio Autores, que se realiza no Centro Cultural de Belém no dia 25 de fevereiro de 2013.

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, a SPA irá premiar as melhores obras e autores do ano anterior, em mais de duas dezenas de disciplinas. Será igualmente atribuído o Prémio Vida e Obra, o Prémio Autor Internacional e o prémio para a melhor programação cultural autárquica do ano anterior.

A Gala será animada por atuações musicais e de outras áreas que sejam consideradas representativas do que se faz com qualidade cultural e artística em Portugal.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Ter 19 Fev 2013 - 12:49

aTV escreveu:Catarina Furtado e Diogo Infante apresentam «Prémios SPA 2013»

Os prémios da SPA destacam o melhor que se fez em Portugal, em rádio, teatro, cinema, televisão, dança, música, literatura e artes visuais, e nas últimas edições decorreram no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

As primeiras três edições dos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) já haviam sido apresentados pela cara de Feitos ao Bife, que este ano se vê com um novo parceiro televisivo, Diogo Infante. A cara de Cuidado com a Língua, e que brevemente irá regressar às novelas.

Informações detalhadas sobre a estrutura dos prémios deverão ser conhecidas já nesta quinta-feira.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Seg 25 Maio 2015 - 15:38

Fantastic escreveu:Gala "Prémios Autores" hoje em direto na RTP1

A RTP1 transmite hoje, às 23h22, em direto do Auditório dos Oceanos - Casino Lisboa, a Gala dos Prémios Autores. À semelhança das edições anteriores, a SPA em parceria com a RTP, irá premiar as melhores obras e autores do ano anterior, nas categorias de: Artes Visuais; Dança; Música; Literatura; Teatro; Televisão e Cinema.

Catarina Furtado e Virgílio Castelo são os anfitriões desta gala, que irá contar com a estreia de um videoclip de Carminho e a atuação ao vivo de Capitão Fausto, António Chainho e Sara Tavares, do grupo 80 anos de Rádio pública e ainda do Grupo de Cantares do Redondo - Cante Alentejano.

Conheça os nomeados deste ano:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tão tarde?

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Nick Name em Seg 25 Maio 2015 - 20:09

Para o público que vai ver...

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 26
Localização : Perereca da Vizinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por david silva em Seg 25 Maio 2015 - 21:35

Horário ridículo e data colada aos Globos também não tem grande logica.

david silva
Membro

Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Jnpc em Ter 26 Maio 2015 - 1:13

Bem me estava a parecer que isto não ia ser em directo... até pelo cartaz postado atrás que refere o horário da gala com 21h.
A RTP anunciar no site como "direto" é que é hilariante!

Isto dar "colado" aos  Globos de Ouro é outra pérola! Chega a ser ridículo ver no espaço de menos de 24 horas as mesmas pessoas, candidatas aos mesmos prémios, a dizerem as mesmas coisas. Rolling Eyes

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gala dos Prémios Autores SPA/RTP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum